A vida que nos toca!

A Semana da Vida 2021 desafia os católicos portugueses a não perderem tempo, mas dedicá-lo aos outros, especialmente agora que foi possível” redescobrir o sentido da família, onde a vida acontece, a valorizarmos a importância dos amigos, quando tantas crianças e jovens se viram privados de se encontrarem, o lugar dos idosos na família e na sociedade, marcados por uma profunda solidão, mas no qual fomos sentindo a necessidade e o valor do encontro”.

O Departamento Nacional da Pastoral Familiar destacou que a Semana da Vida 2021 convida-nos  a “cuidar” da casa comum, da vida que nasce, a “cuidar e educar os filhos”, a cuidar dos jovens, dos idosos e da família”, e não deve se limitar a apenas alguns dias, mas deve ser “um caminho que se abre a que sejamos capazes de não ficarmos estagnados, mas a encetarmos um caminho feito de entusiasmo e alegria, onde a rotina dá lugar à surpresa, onde o lamento dá lugar à esperança, onde a coragem é mais forte que o desânimo, onde o encontro quebra a solidão, onde o tocar a vida nos conduz ao cuidado”.

Para a ocasião, o DNPF publicou em seu site um guia com diversas sugestões de orações, propostas culturais e ações a serem realizadas todos os dias, de 9 a 16 de maio. Cada dia da Semana da Vida 2021 será apresentado por um vídeo dedicado a um tema do dia, do cardeal José Tolentino Mendonça, teólogo e poeta português. A semana terminará com a Celebração Eucarística presidida por Dom José Traquina, Bispo de Santarém.