Apostolado

O Apostolado da Oração é um Movimento nascido em França, em meados do século XIX, num seminário da Companhia de Jesus. Trabalha com afinco pela evangelização das famílias, tem uma devoção especial ao Sagrado Coração de Jesus e todos os seus membros rezam diariamente pelas intenções do
Santo Padre.

Em Paço de Arcos, o Movimento foi inicialmente fundado em 4 de novembro de 1906, desaparecendo alguns anos mais tarde, por razões que não figuram nos fragmentos de atas que nos chegaram. Voltou a ressurgir anos mais tarde, em 26 de novembro de 1939, para de novo desaparecer, sendo restaurado em 16 de junho de 1993, por iniciativa do prior de então, Cónego Armando Duarte, mantendo-se ativo até ao momento.

Há cerca de dois anos, o Papa Francisco reestruturou o Apostolado da Oração, acrescentando-lhe a denominação de Rede Mundial de Oração do Papa: todos aqueles que se juntam para rezar em conjunto na primeira sexta-feira de cada mês e que rezam diariamente pelas intenções do Santo Padre, pertencem a esta Rede Mundial, independentemente de participarem ou não nas reuniões dos Centro de Apostolado da Oração de cada paróquia.

Em Paço de Arcos o Centro de Apostolado da Oração reúne-se todas as primeiras sextas-feiras de cada mês, a partir das 17h.