Caminho Neocatecumenal

O Caminho Neocatecumenal, tal como reconhecido pelo Papa S. João Paulo II, é “um itinerário de formação católica, válida para a sociedade e para os tempos de hoje”.
O Neocatecumenado realiza-se na paróquia, onde é vivido em pequena comunidade – Comunidade Neocatecumenal –, à imagem da Sagrada Família de Nazaré, lugar histórico em que o Verbo de Deus, feito Homem, se torna adulto crescendo “em sabedoria, idade e graça”, estando submetido a José e a Maria. Na comunidade, os neocatecúmenos tornam-se adultos na fé, crescendo em humildade, simplicidade e louvor, submetidos à Igreja.

O Itinerário Neocatecumenal é inspirado nas três fases da iniciação cristã – Pré-catecumenado, Catecumenado e Eleição, divididas em etapas – e baseia-se nos três elementos fundamentais (“tripé”) da vida cristã: Palavra de Deus, Liturgia e Comunidade.
O Caminho Neocatecumenal chega a Portugal em 1968 e à paróquia de Paço de Arcos em 1970, diretamente pelos seus iniciadores – Kiko e Carmen. Em Paço de Arcos existem atualmente 2 comunidades neocatecumenais que têm vindo a dar frutos: reconstrução de matrimónios, famílias abertas à vida, irmãs em clausura e em missão na China, além da ação visível do Espírito Santo na transformação da vida de muitos dos irmãos que as constituem.