Mãos Dadas para a Vida

Os Centros de Acolhimento que compõem o projeto “Mãos Dadas para a Vida” são estruturas cujo objetivo é apoiar pessoas “Sem-abrigo” ou com dificuldades socioeconómicas, no Concelho de Oeiras.

Existem dois Centros de Acolhimento do projeto: um em Algés e outro em Paço de Arcos. O Centro de Paço de Arcos encontra-se em funcionamento desde o dia 28 de outubro de 2002, junto à Capela da Nosso Senhor Jesus dos Navegantes, é constituído por uma Socióloga, uma Psicóloga, uma Auxiliar de Serviços Gerais e 19 Voluntárias e conta com 23 utentes.

É uma parceria da qual a Santa Casa da Misericórdia de Oeiras é a principal responsável. A Paróquia de Paço de Arcos adaptou e cedeu um espaço para a implementação do Projeto e dinamização do voluntariado; a Junta de Freguesia contribui na disponibilidade dos balneários municipais do Jardim, para os banhos dos utentes, recolha e entrega de roupas na lavandaria da Unidade de Apoio do Comando da Logística – Quartel.

O Projeto “Mãos Dadas para a Vida” procura definir com os utentes um Projeto de Vida, tendo em vista a promoção da cidadania, em cada um. Para além do apoio social, são servidas refeições diárias e lanche, incluindo aos feriados e aos fins-de-semana, sendo também facultados outros suportes de apoio, às pessoas em situação de pobreza, sendo também asseguradas atividades de ordem cultural. Graças a esta ação concertada, muitas pessoas conseguiram reorganizar a sua vida.

Precisamos de mais pessoas solidárias, que ajudem nesta causa humanitária.