Vida espiritual em tempo de Covid 19

Como foi público, desde do dia dia 23 de Junho, os nossos bispos suspenderam a celebração pública da Santa Missa. Isto deixa muito fiéis preocupados sobre como podem continuar a manter a sua vida espiritual.

O Papa Francisco sugeriu aos fiéis que estão em isolamento, ou em quarentena, que aproveitem para rezar e que, não podendo ir à missa, que pratiquem a comunhão espiritual: “Nesta situação de epidemia em que nos encontramos, vivendo mais ou menos isolados, somos convidados a redescobrir e aprofundar o valor da comunhão que une todos os membros da Igreja”, “unidos a Cristo, nunca estamos sozinhos, mas formamos um único Corpo, do qual Ele é a Cabeça. É uma união que se alimenta da oração e também da comunhão espiritual, prática altamente recomendada quando não é possível receber o sacramento. Isso é o que eu digo a todos, especialmente às pessoas que moram sozinhas.”

Deixamos a oração da comunhão espiritual de Stº Afonso Maria Liguori que pode ser feita quando se assiste à Santa Missa pelos meios telemáticos ou quando se faz a visita ao Santíssimo presente no sacrário:

“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós!”