in Custodisci il cuore, Papa Francisco
Para com Deus
Só me dirijo a Deus em caso de necessidade? Vou à missa aos domingos e dias de preceito? Começo e termino o dia com a oração? Invoco o nome de Deus, da Virgem, dos Santos em vão? Tenho vergonha de me mostrar cristão? O que faço para crescer espiritualmente? Como? Quando? Revolto-me perante os desígnios de Deus? Exijo que Ele faça a minha vontade?
Para com os outros
Sei perdoar, compadecer-me, ajudar o próximo? Caluniei, roubei, desprezei os pequenos e indefesos? Sou invejoso, colérico, parcial? Preocupo-me com os pobres e os doentes? Envergonho-me do meu irmão, da minha irmã? Sou honesto e justo com todos, ou alimento a “cultura do desperdício”?
Incitei os outros a fazer o mal? Observo a moral conjugal e familiar ensinada pelo Evangelho? Como vivo a minha responsabilidade educativa para com os meus filhos? Honro e respeito os meus pais? Rejeitei a vida assim que foi concebida? Extingui o dom da vida? Ajudei a fazê-lo? Respeito o ambiente?
Para comigo mesmo
Sou um pouco mundano e um pouco crente? Exagero a comer, a beber, a fumar, a divertir-me? Preocupo-me demasiado com a minha saúde física, com os meus bens? Como é que utilizo o meu tempo? Sou preguiçoso? Quero ser servido? Amo e cultivo a pureza do coração, dos pensamentos e das ações? Cultivo a vingança, guardo rancor? Sou manso, humilde, construtor de paz?

