O Caminho Neocatecumenal, tal como reconhecido pelo Papa S. João Paulo II, é “um itinerário de formação católica, válida para a sociedade e para os tempos de hoje”.
O Neocatecumenado realiza-se na paróquia, onde é vivido em pequena comunidade – Comunidade Neocatecumenal –, à imagem da Sagrada Família de Nazaré, lugar histórico em que o Verbo de Deus, feito Homem, se torna adulto crescendo “em sabedoria, idade e graça”, estando submetido a José e a Maria. Na comunidade, os neocatecúmenos tornam-se adultos na fé, crescendo em humildade, simplicidade e louvor, submetidos à Igreja.
O Itinerário Neocatecumenal é inspirado nas três fases da iniciação cristã – Pré-catecumenado, Catecumenado e Eleição, divididas em etapas – e baseia-se nos três elementos fundamentais (“tripé”) da vida cristã: Palavra de Deus, Liturgia e Comunidade.
O Caminho Neocatecumenal chega a Portugal em 1968 e à paróquia de Paço de Arcos em 1970, diretamente pelos seus iniciadores – Kiko e Carmen. Em Paço de Arcos existem atualmente 2 comunidades neocatecumenais que têm vindo a dar frutos: reconstrução de matrimónios, famílias abertas à vida, irmãs em clausura e em missão na China, além da ação visível do Espírito Santo na transformação da vida de muitos dos irmãos que as constituem.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. Consentir com essas tecnologias nos permitirá processar dados, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamante certos recursos e funções.