Ministro de Leitor

A Liturgia da Palavra é uma celebração. Celebramos a Palavra de Deus, que fala ao povo, em assembleia. Ao leitor cabe o papel de a proclamar com simplicidade e ser testemunha da Palavra de Deus.

A Igreja, concede este ministério, aos fiéis que se alimentam da fé, de oração, movidos pela graça do Espírito Santo, com condições técnicas de proclamação e formação bíblico- litúrgica.

Consciente de que exerce um serviço que honra Deus, de respeito para com a assembleia que escuta e da eficácia da liturgia, prepara-se para o exercer com dignidade e honra, devendo de antemão, conhecer o texto e contexto da leitura que vai fazer. A Palavra proclamada deverá chegar ao coração do ouvinte de forma eficaz, de modo a contribuir para a edificação do povo cristão.

Aos leitores, cabe a responsabilidade de proclamar as leituras bíblicas e também a das intenções da oração dos fiéis e, na falta de salmista, recitar o salmo, entre as leituras.

Os leitores da nossa paróquia, são escalados por uma equipa responsável, nomeada pela Igreja, têm formação espiritual, promovem encontros mensais de reflexão bíblica e litúrgica.