O Alpha é um projeto mundial criado em 1991 no Reino Unido, onde, através de séries de 12 jantares, se exploram as bases do Cristianismo. A ideia base é apresentar Jesus a quem de alguma forma está afastado D` Ele e/ou da Igreja. Mais de 29 milhões de pessoas tentaram já Alpha em 169 países e em contextos tão diversos como o Alpha Jovem, universidades, prisões, empresas, etc. Em Portugal as iniciativas Alpha ocorrem em várias cidades ao longo do ano, sendo maioritariamente organizadas pelas paróquias.
Na paróquia de Paço de Arcos o Alpha nasceu de um grupo de paroquianos que, depois da fase de formação na paróquia do Estoril, iniciou a sua atividade em Março de 2017.
Os encontros acontecem no salão paroquial, onde depois de um simpático jantar, se discute num ambiente informal à volta de cada mesa o “tema Alpha” correspondente àquele encontro (Quem é Jesus?; Como posso ter fé?; Porquê e como posso rezar?; Porquê e como devo ler a Bíblia?; entre outros.)
Sabemos que não nos cabe fazer balanços dos resultados do Alpha Paço de Arcos, pois somos meros instrumentos que oferecem o seu trabalho à vontade de Deus, mas podemos testemunhar a alegria e a confiança com que, no final do percurso de 2017 (o deste ano ainda está em curso), alguns participantes disseram que estes encontros os fizeram sentir-se próximos e íntimos de um Pai com quem se habituaram agora a conversar e a confiar. Ouvimos testemunhos como: “aqui, num ambiente muito simpático e acolhedor, podemos conversar de temas que não se conversam em mais lado nenhum” ou “…vinha cheio de raivas e preconceitos mas aqui pude discutir as minhas razões e experimentar uma aproximação” ou ainda “voltei a sentir-me parte da igreja e isso faz-me mais feliz. Vou trazer alguns amigos e familiares. Quero partilhar este sentimento.”
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. Consentir com essas tecnologias nos permitirá processar dados, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamante certos recursos e funções.