Irmãos e Irmãs:
Toda a peregrinação tem um princípio, um desenvolvimento e um fim. A nossa peregrinação está a chegar à sua conclusão neste momento em que atingimos a meta que nos propusemos. Agora o momento é de ação de graças porque o Senhor nos conduziu até ao fim e permitiu que terminássemos a nossa caminhada com saúde e felizes por termos atingido o nosos objetivo.
Estamos no ano 2024 e agora recordamos o lema do último dia missionário proposto pelo Papa Francisco: “Corações ardentes, pés ao caminho”. Foi de coração ardente que pusemos os nossos pés ao caminho em direção ao santuário de Santiago de Compostela onde acabamos de chegar.
Nós somos peregrinos para Cristo enquanto vivemos neste mundo. Por isso queremos agora dar graças ao Senhor por tudo quanto nos concedeu ao longo destes dias em que peregrinamos até chegar aqui.
Oiçamos a Palavra do Senhor da primeira carta de S. Pedro (1Pe 2,11-12):
“Caríssimos, rogo-vos que, como estrangeiros e peregrinos, vos abstenhais dos desejos carnais, que combatem contra a alma. Tende entre os gentios um comportamento exemplar, de modo que, ao acusar-vos de malfeitores, vendo as vossas boas obras, acabem por dar glória a Deus no dia da sua visita”.
Palavra do Senhor!
Graças a Deus!
Rezemos confiantes a oração que o Senhor nos ensinou:
– Pai nosso….
Oremos:
Senhor, nós Vos agradecemos todos os benefícios que nos concedestes ao longo da nossa caminhada até ao santuário de Santiago, Vosso Apóstolo. Dá-nos, pela intercessão deste santo Apóstolo, as graças necessárias para continuarmos a peregrinação das nossas vidas em direção à pátria celeste onde vives com o Pai na unidade do Espírito Santo.
Amen!