Queridos irmãos e irmãs em Cristo,
À medida que nos aproximamos da celebração do Natal, somos convidados a refletir sobre o verdadeiro significado desta época tão especial.
Na extraordinária pintura “A Sagrada Família com Santa Isabel e São João” de Peter Paul Rubens, encontramos na simplicidade da cena uma profundidade que nos perturba de uma forma benigna.
Neste encontro sagrado, Maria e Santa Isabel ensinam-nos a alegria da partilha e da comunhão. Mostram-nos que a verdadeira alegria do Natal não se encontra apenas nas festividades externas, mas na união dos corações, na celebração das promessas de Deus e no acolhimento mútuo das bênçãos que Ele nos oferece. A Sagrada Família – padroeira da nossa Igreja Paroquial – é um símbolo do amor e da proteção divina, que nos desafia a viver a comunhão familiar, onde cada um de nós é valorizado e amado. E o Menino Jesus, presente no centro da cena, reina como nosso Salvador, que vem ao mundo trazendo a paz e luz, e derramando a esperança sobre todos os corações. Neste Natal, que cada um de nós saiba abrir a porta da alma a esta luz. Que possamos não apenas celebrar o nascimento de Cristo, mas nos tornemos honestos mensageiros desta esperança nas nossas vidas e nas nossas comunidades de referência, assim como o fez São João, ao anunciar a vinda do Messias. Também sua mãe, Santa Isabel, com sua fé inabalável, nos inspira a acolher as dificuldades e a celebrá-las como parte do plano divino. Nos nossos desafios e alegrias, possamos encontrar força na comunhão que temos uns com os outros no mesmo Espírito que nos faz dizer “Pai Nosso”. Que cada encontro, cada gesto de amor e solidariedade, seja uma reflexão da essência do Natal.
Neste tempo de Natal, ao reunirmos as nossas famílias e comunidades, olhemos para a mistura luminosa de cor legada por este admirável pintor! Que ela nos recorde da profunda verdade da Ernarnação: “somos todos chamados a ser parte da grande família de Deus”. Que cada lar em Paço de Arcos seja um espaço de acolhimento, paz e amor, onde a presença de Cristo seja sentida e celebrada.
Desejo a todos um Natal repleto de bênçãos, rodeado do calor da família e da alegria da comunhão. Que a luz do Menino Jesus ilumine os vossos caminhos e que o Ano Novo traga renovação, esperança e a certeza de que estamos sempre na presença do amor divino
Com carinho e bênçãos,
O prior