Resumo da mensagem do Papa Francisco para o VIII dia mundial dos pobres.
Em quatro pontos, Francisco propõe-nos o seguinte:
1. Solidariedade: a importância de construir uma sociedade mais solidária, onde ninguém seja deixado para trás. Somos convidados todos ao compromisso activo na luta contra a pobreza.
2. Cuidado com os necessitados: Há uma convocatória para que as comunidades cristãs façam um esforço consciente e efectivo de ouvir e apoiar aqueles que vivem em situação de vulnerabilidade, reconhecendo a dignidade de cada pessoa, num gesto profético e muitas vezes contra-cultura.
3. Reflexão e Acção: Este dia não é apenas um momento de reflexão, mas deve-se traduzir em ações concretas. O Papa exorta os fiéis a transformar a compaixão em ação prática, promovendo iniciativas que ajudem os pobres.
4. Espiritualidade e Justiça: A mensagem também discute a relação entre fé e justiça social, lembrando que a verdadeira espiritualidade tem de se comprometer na busca de justiça e no empenho em servir aos outros.
Assim a Igreja, comunidade dos cristãos é chamada à renovação do compromisso com os pobres, a envolver a sociedade humana nesta tarefa, tornando este dia um momento de conscientização sobre a necessidade de políticas e práticas que promovam a inclusão e o bem-estar universal.