Salmo 1
(os dois caminhos)
SENTIDO INICIAL
O poema de abertura do saltério, que é mais um convite do que uma oração, começa, tal como o sermão da montanha, por uma bem-aventurança: Feliz o homem. São Jerónimo chamava-lhe “pórtico de entrada do grande palácio do livro dos salmos”. Nele se afirma que existem dois caminhos que todo o homem e toda a mulher podem percorrer: o caminho dos justos, palmilhado por aquele que se compraz na lei do Senhor e nela medita dia e noite, e que leva a Deus (1-3), e o caminho dos pecadores, aos quais o salmista chama ímpios, que afasta de Deus e leva à perdição (4-6). O caminho é a conduta de cada um, o seu modo de viver.
SENTIDO ACTUAL
Ser feliz é o ideal de toda a vida humana, e o primeiro poema do saltério começa por uma proposta de felicidade: Feliz o homem.
Mais do que nenhum outro, Jesus Cristo foi o Homem que pôs em prática este salmo. Ele não seguiu o conselho dos ímpios: «O meu alimento é fazer a vontade d’Aquele que Me enviou» (Jo 4, 34).
Toda a tradição cristã viu, na árvore plantada à beira das águas, um símbolo da cruz de Cristo, árvore da vida, da qual recebemos os frutos. Maria, mãe de Jesus, foi a primeira a recebê-los, antes mesmo da sua Conceição e por isso é a Imaculada, a «bendita entre as mulheres» (Lc 1, 42), porque realizou, como ninguém, a palavra do seu Filho: «Felizes os que escutam a Palavra de Deus e a põem em prática» (Lc 11, 28).
Como mais tarde o viria a fazer o Evangelho, também os salmos prometem a felicidade a quem escolhe o caminho dos justos. Para nós, depois da encarnação do Verbo, esse caminho é Cristo: «Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida» (Jo 14, 6). Perseverar n’Ele é graça que se pede e se recebe, e não simples fruto do querer humano.
Salmo 1
Felizes daqueles que, pondo toda a sua esperança na cruz, desceram à água do Baptismo (Um autor do séc. II).
1 Feliz o homem que não segue o conselho dos ímpios, * não se detém no caminho dos pecadores, †
nem toma parte na reunião dos maldizentes:
2 mas antes se compraz na lei do Senhor * e nela medita dia e noite.
3 É como árvore plantada à beira das águas: †
dá fruto a seu tempo e sua folhagem não murcha. *
Tudo quanto fizer será bem sucedido.
4 Não assim, não, os ímpios: *
são como palha que o vento leva.
5 Os ímpios não se aguentarão em julgamento, * nem os pecadores na assembleia dos justos.
6 O Senhor vela pelo caminho dos justos, *
mas o caminho dos pecadores leva à perdição.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo…
COMENTÁRIO DE SANTO AGOSTINHO
«Este salmo refere-se à pessoa de nosso Senhor Jesus Cristo, cabeça e membros. Ele foi o único que nasceu de Maria, sofreu, foi sepultado, ressuscitou, subiu ao céu, e agora está sentado à direita do Pai e intercede por nós. Se Cristo é nossa cabeça, nós somos seus membros.
A Igreja inteira, espalhada por toda a terra, é o seu corpo, mas a cabeça do corpo é Ele. Todos os fiéis, não apenas os que vivem hoje, mas também aqueles que viveram antes de nós e os que viverão depois de nós, até ao fim dos tempos, fazem parte deste corpo cuja cabeça subiu ao céu. Nós conhecemos, portanto, a cabeça e o corpo: a cabeça é Ele, nós somos o corpo.
Quando ouvimos a sua voz, devemos reconhecer nela a da cabeça e a do corpo, porque tudo o que Ele sofreu, sofremo-lo nós n’Ele, e o que nós sofremos, sofre-o Ele em nós. Se a cabeça sofre, pode a mão dizer que não sofre? Se a mão sofre, pode dizer a cabeça que não sofre? Quando um dos nossos membros sente qualquer dor, todos os outros acorrem em sua ajuda.
Se, quando Ele sofreu, também nós sofremos n’Ele, agora, que está sentado à direita de Deus, tudo o que Igreja sofre – tribulações deste mundo, tentações e angústias, que nos purificam como o ouro no fogo – o sofre Ele também.
Cristo, une, portanto, a cabeça e o corpo, pelo que, na sua voz, nós reconhecemos a nossa, e na nossa Ele reconhece a sua. Escutemos, portanto, o salmo, e nele ouviremos falar Cristo».
ORAÇÃO SÁLMICA
Senhor, que no vosso Filho nos indicastes o caminho, a verdade e a vida, fazei que, meditando dia e noite na vossa lei, encontremos a luz da vossa verdade, e a força da água da vida nos faça produzir frutos de vida eterna. Por Nosso Senhor.